terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicas de conservação de flores

Confira aqui algumas dicas de conservação de flores:

Cuidados Gerais:

- Deixe suas flores em ambiente arejado. Isto vai ajudar a prolongar sua vida.
- Não exponha suas flores ao ar condicionado, pois elas desidratam com mais rapidez. Também evite que elas fiquem em locais aquecidos, como sobre fogões, TVs, etc.
- Flores precisam de claridade, porém evite deixá-las expostas diretamente ao sol. Suas flores devem ficar em ambientes com iluminação indireta. Evite também ambientes com muito vento.
- Retire periodicamente as pétalas mortas, pois algumas flores perdem sua beleza mais cedo que outras.


Bouquets:

- Coloque o bouquet em um vaso com água. As flores devem ficar com cerca de 5 cm do cabo submerso. Troque a água todos os dias e mantenha o vaso em local fresco e com iluminação indireta.
- Diariamente, corte diagonalmente cerca de 2 cm do caule do bouquet. Isso deve acelerar a absorção de água pelas flores e prolongar sua vida.
- Caso caiam folhas na água, retire-as para que não apodreçam e causem mau cheiro.
Durabilidade: em média 5 dias.


Arranjos:

- Neste caso, as flores não precisam ser colocadas em um vaso com água, pois os arranjos florais geramente vêm com uma base chamada espuma floral, que retem água e mantém as flores sempre frescas.
- Assim que receber o arranjo, adicione água fresca a esta espuma floral e continue adicionando diariamente.
- Tome cuidado para não jogar água sobre as flores. Apenas rosas e folhagens devem ser borrifadas com água. Outras flores não devem ser molhadas.
Durabilidade: em média 6 dias.


Flores plantadas:

- Flores plantadas necessitam de tipos diferentes de cuidados, dependendo do seu tipo. Porém há algumas regras que devem ser seguidas para cuidar de qualquer tipo de flor.
- Como todas as flores, manter em local fresco e com iluminação indireta. Matenha terra úmida, porém não encharque-a. Toque a terra para saber se ela precisa ou não de água. Não molhe as flores.
- Procure comprar adubos apropriados para cada tipo de planta. Eles podem ser encontrados em lojas especializadas em jardinagem. Siga as suas instruções de aplicação.
- Não deixe água acumulada no pratinho. Elas podem causar a morte ou apodrecimento das flores.
Durabilidade: em média 14 dias.

2 comentários:

Anônimo disse...

OI Sheila

Seria interessante colocar um comentário sobre o uso de vasos limpos e agua limpa para as flores pois a presença de bacterias nos vasos e na agua prejudica muito a durabilidade das flores.

Abraço

Francisco Bongers (Chico)

Anônimo disse...

É verdade Chico, uma observação muito importante, vou colocar sim.
Obrigada

Sheila Oliveira