terça-feira, 8 de março de 2011

O nosso dia... todos os dias!

Um pouco sobre a história...


Existem controvérsias nas origens históricas do fato, porém, o que mais encontramos nos relatos  é que a  data 8 de março foi estabelecida em memória das 146 trabalhadoras que morreram queimadas na fábrica da Triangle Shirtwaist, em 1910 na cidade de Nova York. O incêndio  atingiu os últimos andares do Asch Building,  edifício que esta localizado na esquina das ruas Washington Place e Greene Street , que   hoje  pertence à NYU, e é  considerado  patrimônio histórico nacional.
Desde então, esse acontecimento vem sendo lembrado, não apenas pelas perdar de vidas, mas pela batalha de tantas mulheres em querer ter o direito de uma vida mais digna, de querer ser reconhecida como ser humano, porque  somos seres humanos como todos os outros.












Os dias que sucederam o incêndio foram marcados  por  vários protestos e uma das entidades à frente da luta por melhores condições de trabalho era a Ladies’ Waist and Dress Makers’ Union.

Não considero as mulheres sexo frágil, somos lutadoras, batalhadoras, algumas vivem em função de zelar por suas crias, outras vão em busca de suas carreiras e objetivos profissionais, outras unem tudo isso, e conseguem levar a vida.  Não somos, não queremos ser, nem melhores e nem piores  que ninguém,    lutamos pelo respeito as nossas diferenças  e compreensão por nossas necessidades.


Dia da mulher são todos os dias, dia das que já são  mães e das que ainda não são, das jovens e das mais velhas, das  gordinhas e das  magrinhas, das  feias e das bonitas, das donas de casa ou das executivas, e de tantas outras...
Ficou estabelecido que hoje é o dia internacional da mulher, então vamos agradecer aquelas que no passado iniciaram a busca pelo reconhecimento merecido, e vamos também comemorar o hoje e o amanhã, agradecer o dom de podermos gerar outros seres, e de sermos capazes de grandes vitórias. 

Abaixo, um pouco da bravura de algumas...


Oprah Winfrey


Oprah afirmou em 1963 que chegou a ser molestada por seu tio e primos quando tinha nove anos de idade.[
Aos 14 anos, já longe de casa, Oprah ficou grávida, porém o filho morreu logo após o nascimento.
De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica no mundo século XX, a mais filantrópica de todos os tempos, e configura como a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003. Em 2010, é a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos.




Princesa Diana 


A princesa do povo.
A princesa rompeu o protocolo, durante uma visita ao hospital Middlesex, na Inglaterra, em abril, e cumprimentou, sem luvas, nove pacientes infectados com o vírus HIV. Foi a primeira celebridade a ser fotografada nessa situação, uma atitude política para combater o preconceito com a doença.
Fonte -http://historia.abril.com.br/gente/diana-princesa-povo-435488.shtml





Coco Chanel

Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.

Fonte - http://almanaque.folha.uol.com.br/chanel.htm





Textos fonte: Casa Decorada 
Textos fonte: Coisinhas de Ge 

Fotos fonte Google




Beijos

Sheila Oliveira
 



Nenhum comentário: